segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Desenvolvimento da Flexibilidade


A flexibilidade é importante na realização de certas tarefas, e igualmente importante para a saúde geral e a aptidão física. Os atletas, quando mantêm um grau satisfatório de flexibilidade, ficam menos suscetíveis a certas lesões musculares.


Tipos de exercícios

Os melhores exercícios a serem utilizados para a flexibilidade são os denominados exercícios de alongamento. Podem ser utilizadas também muitas variações, que agem sobre articulações e grupos musculares semelhantes.


Métodos de alongamento

Os exercícios de alongamento podem ser executados por uma das três maneiras a seguir:

  1. ·         Alongamento Estático: consiste em distender sem “sacudir” nem forçar, mantendo-se a seguir a posição distendida final por determinado período de tempo.
  2. ·         Alongamento Balístico: consiste em “sacudidelas” ou em movimentos ativos. A posição alongada final não é mantida.
  3. ·         Alongamento por contração-relaxamento( C-R ): consiste em alongar até os limites do movimento, realizando uma contração estática contra alguma oposição por uns poucos segundos, relaxando e alongando ainda mais.
Todos os três  tipos de alongamento aprimoram a flexibilidade, porém o método estático deve ser preferido, pois existe menos perigo de dano tecidual, a demanda energética é menor, e realiza-se a prevenção e/ou consegue-se aliviar a tensão e a dor muscular.  

Myria Luanna

Nenhum comentário:

Postar um comentário