segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Exercício e o controle do peso

 O exercício é uma parte extremamente importante para a administração do peso. Por aumentar a LBM (Massa Magra Corpórea ) em proporção á gordura, o exercício ajuda a balancear a perda de LBM e a redução de RMR ( taxa metabólica de repouso ) que inevitavelmente acompanha até mesmo um programa de redução de peso bem elaborado. Pela redução dos estoques de glicogênio, o exercício aeróbico promove o uso de gordura como combustível. Outros efeitos colaterais positivos incluem a melhora do fortalecimento da integridade cardiovascular e aumento da sensibilidade à insulina. Possivelmente as contribuições mais valiosas do exercício são o alivio às tensões, o sentido de autocontrole e melhora na sensação de bem-estar.
A natação é uma excelente atividade aeróbica para ser incluída em um programa de redução de peso.

O aumento de déficit de energia, e mesmo sem a dieta, pode-se esperar que o exercício sozinho reduza o peso em aproximadamente 2 a 3kg dependendo da intensidade, duração e tipo de exercício. 
Alguns estudos de programas que combinam dieta e exercício demonstram que apesar de não haver aumento na perda de peso no grupo de exercício sobre o grupo que consome apenas a dieta, ocorre uma perda maior de gordura corpórea. Uma diminuição na gordura corpórea não significa necessariamente uma diminuição no peso corpóreo. Inicialmente, o exercício físico aumenta a massa muscular e como a LBM é mais densa do que a gordura que o substitui, o peso corpóreo pode não mudar. Com a continuação do exercício, a capacidade, limitada da massa muscular aumentar é superada pela diminuição da gordura, resultando em uma diminuição líquida no peso corpóreo. É necessário, um mínimo de 2 meses para obter qualquer redução de tecido adiposo com os programas de treinamentos. 
Contrario a crença popular, a redução de pontos, isto é, a redução da gordura de uma área do corpo, não é possível pelo exercício; a gordura é queimada a partir das maiores concentrações do tecido adiposo. Outra concepção errada é que o exercício é improdutivo porque aumenta o desejo de comer. Apesar dos indivíduos magros usualmente compensarem a energia gasta na atividade física aumentando a sua ingestão de alimentos, as pessoas obesas não o fazem, possivelmente porque o seu nível de exercício é menos vigoroso.

A consistência é a chave para obter os benefícios do exercício. As recomendações prévias usuais para exercícios são de 20 a 60min de duração moderada a alta intensidade, realizado três ou mais vezes por semana. Parece que os maiores benefícios à saúde podem ser obtidos pela atividade física de moderada intensidade acumulado em turnos pequenos intermitentes.

 Qualquer que seja o exercício selecionado deve ser de imediato disponível, agradável, acessível e de fácil execução. O exercício contribui para o bem estar e a auto-estima, mesmo que a perda de peso não seja atingida. O exercício auxilia o individuo na manutenção da perda de peso. Foi demonstrado que a recuperação de peso é significativamente menos provável de ocorrer quando a atividade física é combinada com outros métodos de redução de peso.  




Myria Luanna 

Nenhum comentário:

Postar um comentário