quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

HIPERTROFIA MUSCULAR

Trata-se de um processo de adaptação a um estímulo de estresse. É o aumento do músculo, por aumento do diâmetro das fibras musculares. Com o aumento do diâmetro, ocorre também um aumento do sarcoplasma, aumento a quantidade de substâncias nutrientes e intermediárias metabólicas, como por exemplo, a adenosina trifosfato e o glicogênio. Conseqüentemente aumenta o poder motor do músculo. Este aumento é resultante de uma atividade muscular muito intensa. Uma atividade muscular de pouca intensidade, mesmo quando mantida por longos períodos não resulta em uma hipertrofia. Para desenvolver a força muscular mais rapidamente podem-se executar exercícios de resistência ou isométricos, ao invés de simplesmente realizar exercícios prolongados brandos. Por outro lado, para desenvolver maior resistência, devem-se realizar atividades musculares prolongadas, pois estas geram um aumento nas enzimas oxidativas, que aumentam o metabolismo muscular.

ATROFIA MUSCULAR E CONTRATURA PÓS DESINERVAÇÃO

A atrofia muscular é o inverso da hipertrofia muscular, resultante de um período de inatividade muscular ou quando o músculo realiza apenas contrações muito fracas. Ocorrem, por exemplo, após engessar um membro.
As contraturas pós desenervação surgem, pois, a partir do momento em que são desnervadas, as fibras, e até os nervos e tecidos conjuntivos associados tendem a se encurtam, diminuindo o seu comprimento. A não ser que seja realizado um trabalho de alongamentos passivos diário nestes músculos, estes ficarão encurtados, e mesmo após uma reinervação, terão pouca utilidade.

Myria Luanna

Nenhum comentário:

Postar um comentário